Sicoob Credisete
  • Acesse sua conta
    • Sicoob Pessoal
    • Sicoob Empresarial
  • Home
  • Sicoob Credisete
    • História
    • Agências
    • Propósito, Missão, Visão e Valores
    • Estatuto Social
    • Cooperativismo
    • O Sicoob
    • O Bancoob
  • Produtos
    • Para você
    • Para sua Empresa
  • Serviços
    • 2ª via de boletos
    • Atualização Cadastral
    • Encontre uma cooperativa
    • SicoobCard
    • Sicoobnet
    • Tutoriais
  • Notícias
    • Divulgações
    • Classificados
    • Notícias
  • Quadro de Tarifas
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Ouvidoria

História

Tudo começou em 05 de Setembro de 1986, após realização de uma Assembleia Geral, a qual contou com a participação de 25 produtores rurais e apoio da Cooperativa Regional dos Produtores Rurais de Sete Lagoas – COOPERSETE. Naquele momento foi constituído o SICOOB Credisete.

 

O Sicoob Credisete iniciou suas atividades em 01 de julho de 1987 no imóvel que foi emprestado pela diretoria da Cooperativa de Produtores de Leite, por meio de um convênio firmado com o BNCC (Banco Nacional de Crédito Cooperativo), sem autorização de funcionamento do Banco Central, o qual que adotou a política de não reconhecer as Cooperativas de Crédito existentes como Instituições Financeiras.

 

Uma das dificuldades encontradas pelos associados fundadores, bem como de outras cooperativas constituídas naquele período, era alcançar credibilidade e reconhecimento no mercado financeiro.

 

Em junho de 1988, o dinamismo destas cooperativas de crédito, propiciou a criação da A Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda - SICOOB Central Crediminas, que é o órgão responsável pela coordenação, centralização e representação das cooperativas associadas, o que foi um marco para o sistema cooperativista do estado de Minas Gerais.

 

Era necessário promover o aumento do quadro social, isso ocorreu em Julho de 1988, quando a Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas Ltda, conseguiu aprovação em sua Assembleia Geral Ordinária, para reverter suas sobras do exercício de 1987 a título de quotas-partes de seus associados junto o SICOOB Credisete, aumentando assim consideravelmente o quadro social da CREDI e respectivamente a de seu Patrimônio Líquido.

 

Em dezembro deste mesmo ano, o SICOOB Credisete recebeu a visita do Sr. Acir Fernandes de Morais, funcionário do Departamento de Fiscalização do BACEN, para fazer uma auditoria na cooperativa. Esse fato, aliado às outras ações junto ao Banco Central, culminou na liberação da Carta Patente que autorizou o funcionamento do SICOOB Credisete em dezembro de 1988. Em fevereiro de 1990 - O presidente do SICOOB Credisete. Sr. Afonso Guimarães Costa, foi convidado por lideranças cooperativistas, a participar da administração da Central Crediminas, para ocupar o cargo de Diretor Financeiro. A proposta foi aceita e ele permaneceu no cargo até 1993.

 

Com o fechamento do BNCC, logo após posse do Presidente da República Fernando Collor de Melo, em um de seus primeiros atos ele decretou a liquidação do BNCC e confiscou os saldos disponíveis nas instituições, inviabilizando a operacionalização da cooperativa SICOOB Credisete, bem como das demais.

 

Por este motivo, a credi se manteve fechada por alguns dias, culminando em prejuízos financeiros graves. Devido à mobilização de representantes de todo o segmento cooperativista no Brasil junto ao Congresso Nacional, os recursos das Cooperativas de Crédito foram liberados através do VOTO/79, assinado pela Ministra da Economia Zélia Cardoso de Mello.

 

Com o convênio firmado entre o Banco do Brasil em junho de 1990, após várias tentativas em busca de outra instituição financeira para substituir o extinto BNCC, o SICOOB Credisete assina convênio com o Banco do Brasil S/A, trazendo grande credibilidade para CREDI nos meios comerciais e financeiros da região, o que possibilitou o lançamento de uma campanha junto a seus associados para aporte de capital.

 

Em dezembro de 1990 – O SICOOB Credisete registra contabilmente sua primeira captação de fundos de aplicações financeiras (fundão) e depósitos à prazo junto à empresa associada CCPRMG - Itambé, sendo considerado este, um marco histórico, pois contrariou as normas do BACEN que impedia tal prática. Posteriormente, através do departamento de Inspetoria do SICOOB Central Crediminas conseguiram esta liberação junto ao Banco Central, resultando em um grande crescimento do volume financeiro das cooperativas e consequentemente o fortalecimento do cooperativismo de crédito no estado de Minas Gerais.

 

Em Outubro de 1991 o SICOOB Credisete foi homenageada pela sociedade Setelagoana como Instituição Financeira de destaque.

 

Em março de 1992 Sr. Dílson José Dutra, assume a presidência do SICOOB Credisete e propôs como primeiro ato de sua gestão a reestruturação da cooperativa.

 

Em julho de 1992 o SICOOB Credisete é convidado a participar, juntamente com representantes de outras cooperativas, do Grupo de Trabalho que elaborou o projeto da Centralização Financeira do Sistema.

 

Em 12 de Abril de 1993, ocorreu a Inauguração do 1º Posto de atendimento Cooperativo do SICOOB Credisete - PA em Jequitibá.

 

Em julho de 1993 o Sr. Dílson José Dutra assume o cargo de vice presidente da OCEMG MG.

 

Em Outubro de 1993 com o falecimento do presidente do SICOOB Credisete, Dílson José Dutra, assume provisoriamente o Cargo, o Diretor Sr. José de Andrade Fernandino até a próxima Assembléia Geral Ordinária a qual foi realizada em dezembro. Naquela ocasião, o Dr. Carmélio Portilho Maciel foi eleito como presidente da cooperativa.

 

Em 12 de Abril de 1995 foi inaugurado outro posto de atendimento cooperativa, PA de Capim Branco.

 

Em 10 de Dezembro de 1996 foi inaugurado o PA de Baldim.

 

Em 11 de Julho de 1997 foi inaugurado o PA de Santana de Pirapama.

 

Já em Dezembro de 1997 outro marco na história e avanço para o sistema cooperativista do país, pois entra em funcionamento o BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S/A – BANCOOB.

 

O SICOOB Credisete e as demais Cooperativas de Crédito do Sistema passam a operar com esta instituição financeira. Nesta ocasião, a cooperativa adquire também um imóvel para construção de sua sede própria.

 

Em 16 de Maio de 2001, assume a direção do SICOOB Credisete o Sr. Leonardo Chaves Costa, juntamente com o Sr. Ricardo Maurício Dutra França e o Sr. Warley da Silva Rocha, dando sequência à cultura expansionista através de abertura de novos postos de atendimento.

 

Em 29 de Junho de 2001 foi inaugurado o PA em São Vicente.

 

Em 28 de Setembro de 2001 foi inaugurado o PA em Fortuna de Minas.

 

Em Março de 2002 ocorreu a reinauguração dos PA`s de Jequitibá e Santana de Pirapama, com novas instalações.

 

Em 21 de Novembro de 2003 foi inaugurada a Sede Própria do SICOOB Credisete. Um espaço amplo que proporcionou maior conforto, segurança e comodidade para os associados. Esta inauguração foi marcada pela homenagem prestada ao 2º presidente da credi, Sr. Dílson José Dutra, pois o prédio recebeu o seu nome.

 

Em 02 de julho de 2004, foi inaugura o PA no município de Funilândia.

 

Em 10 de Junho de 2006, foi inaugurado o PA na cidade de Inhaúma.

 

Todo este crescimento e modernidades, estavam alinhados à ideologia dos fundadores e à premissa de proporcionar benefícios aos produtores rurais da região.

 

Em 30 de Janeiro de 2009 foi inaugurado o PA Afonso Guimarães Costa, em homenagem ao 1º Presidente do SICOOB Credisete.

 

Hoje todos estes anos de fundação, o SICOOB Credisete se orgulha, pois é reconhecida em todo estado de Minas Gerais e continua em plena expansão, podendo levar o cooperativismo de crédito, para várias cidades e nichos financeiros.A credibilidade conquistada por todos os diretores do SICOOB Credisete durante estes anos de trabalho é uma vitória, a qual compartilhamos com todos os associados e parceiros.

 

Em 01 de Outubro de 2009, o SICOOB Credisete passou por um processo de Incorporação da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Sete Lagoas Ltda – CREDILOJA, a qual se juntou as demais agências do SICOOB Credisete e recebeu o nome de PA Marcílio Fernandino Tinoco, em homenagem ao então presidente daquela cooperativa.Com isso o SICOOB Credisete absorveu aproximadamente 1000 novos associados

 

Em 04 de Outubro de 2010 foi inaugurado em Sete Lagoas o PA Dr Carmélio Portilho Maciel, situada à rua Santa Juliana, nº 3164 bairro Braz Filizola, sendo a primeira instituição financeira alocada naquela região.

 

Em 02 de Fevereiro de 2014 foi reinaugurado o PA Capim Branco,com novas instalações situada na Praça Jorge Ferreira Pinto nº 30 Centro, proporcionando maior conforto aos associados.

 

Em 20 de Janeiro de 2017 foi inaugurado o PA Antônio Campolina França em Sete Lagoas, situada à rua, Rua Professor Abeylard nº 1237, bairro Nossa Senhora das Graças.

 

Em 19 de Janeiro de 2019 o SICOOB Credisete inaugurou o PA Décio Moreira Cotta, desta vez, na cidade de Prudente de Morais, situada na Avenida Brasília 1653, com intuito de atender às demandas daquela comunidade.

 

O ano de 2020, será um marco na história do SICOOB Credisete, pois está sendo entregue aos cooperados e a comunidade Setelagoana um grande patrimônio: o novo centro administrativo do SICOOB Credisete que recebe o nome de Afonso Guimarães Costa. As novas instalações irão proporcionar maior conforto aos associados e clientes, maior agilidade nos processos operacionais, maior segurança e visibilidade para nossa cooperativa.

 

“Não podemos ser pequenos, temos um grande mercado a ser explorado e o sucesso será conquistado com dignidade, humildade e trabalho”. Palavras do presidente Sr. Leonardo Chaves Costa.

 

No decorrer dos últimos anos o SICOOB Credisete estruturou-se, expandiu sua área de atuação e tem conseguido levar a essência do cooperativismo de crédito para todos os municípios que se faz presente, prestando serviços e atendimento a milhares de associados. Esta extraordinária credibilidade se traduz através dos números alcançados, que é motivo de orgulho para todos nós.

 

Conseguirmos através do cooperativismo, com foco e organização, atender às necessidades dos associados em diversos segmentos, contribuindo assim para fortalecimento das comunidades nas quais estamos inseridos. Por este motivo, temos disseminado algo muito importante: O SICOOB Credisete é da nossa cidade, é da nossa região! Somos parte de algo muito maior, portando, graças à colaboração de cada um dos cooperados, parceiros e equipe, conseguimos alcançar vários objetivos.

 

SICOOB Credisete, é da nossa cidade, é da nossa região, é da nossa gente!

 

Sicoob Credisete

  • História
  • Agências
  • Propósito, Missão, Visão e Valores
  • Estatuto Social
  • Cooperativismo
  • O Sicoob
  • O Bancoob
  • Trabalhe Conosco
  • Localização
  • Fale Conosco
  • Ouvidoria/Segurança
  • Quadro de Tarifas

Produtos

  • Para Você
  • Para sua Empresa

Serviços

  • 2ª Via Boleto
  • Atualização Cadastral
  • Encontre uma Cooperativa
  • Sicoob Card
  • Sicoob Net

Notícias

  • Divulgações
  • Classificados
  • Notícias

Fale Conosco

Ouvidoria Sicoob - 0800 725 0996

Central de Relacionamento Sicoob | 0800 642 0000

Deficientes Auditivos ou de Fala | 0800 940 0458

Comunicação de Indício de Ilicitude | Clique aqui

Praça Barão Rio Branco, 170 - Centro
Sete Lagoas - Minas Gerais

Tel.: (31) 3779 2222

© 2019 - Cooperativa de Crédito de Sete Lagoas Ltda

W Site Brasil